O Desejo que Nos Move: A Estrutura da Falta como Fundamento do Ser


O Desejo que Nos Move: 

A Estrutura da Falta como Fundamento do Ser


> "Nascemos inteiros; o que sentimos como falta não pode ser suprido pelo outro. A falta que existe em nós é o que nos estrutura, é o que nos impulsiona pra vida — ou seja, o desejo nos move."


1. A Falta que Estrutura

Quando escrevi essa frase, minha intenção era provocar uma reflexão sobre o modo como lidamos com o sentimento de incompletude.

Muitos acreditam que nascer “inteiro” significa viver sem carências, sem vazios. Mas, na verdade, o que quero dizer é que viemos ao mundo com todas as condições para sermos sujeitos — e, paradoxalmente, isso inclui a experiência da falta.

A falta não é uma anomalia; é a estrutura que nos sustenta. É ela que nos coloca em movimento, que nos faz desejar, criar, amar e buscar.

Desde Freud, aprendemos que o ser humano é movido por aquilo que lhe falta, não pelo que já possui. O desejo surge exatamente nesse ponto: entre o que temos e o que ainda não alcançamos.

Vivemos numa época em que o discurso social insiste em prometer plenitude — relacionamentos que “completam”, produtos que “curam o vazio”, espiritualidades que “preenchem a alma”. Mas, na clínica, vejo o contrário: é o contato com a falta que nos humaniza.

Quando o sujeito aceita que o vazio é parte da vida, ele deixa de buscar no outro o que só pode ser elaborado em si mesmo.


2. Quando o Outro Não Supre

Dizer que “o que sentimos como falta não pode ser suprido pelo outro” é um lembrete clínico e existencial. O outro é espelho, não fonte. Ele nos ajuda a ver algo de nós, mas não nos completa.

A fantasia de que alguém poderá preencher nossa ausência é o que gera a maior parte dos sofrimentos amorosos, familiares e até espirituais.

Lacan ensina que “o desejo é o desejo do Outro” — mas isso não significa que o Outro o satisfaça. Pelo contrário, é porque o Outro nos falta que desejamos. O desejo é movimento, é pulsação, e o que o mantém vivo é justamente o espaço do que ainda não foi alcançado. Quando compreendemos isso, o vazio deixa de ser inimigo e se torna potência. A falta não é sinal de fraqueza; é sinal de vida.


3. Dinâmica Clínica: O Caso de Sofia

Para tornar essa reflexão mais concreta, quero compartilhar uma experiência clínica (com nome fictício, por razões éticas).


Sofia, 34 anos, chegou ao meu consultório dizendo:


> “Eu só quero ser amada de verdade. Quero encontrar alguém que me complete.”

Nas sessões, notei que a palavra “completar” aparecia de forma recorrente. Ela falava de um vazio que parecia insuportável — uma espécie de buraco interno que, segundo ela, só poderia ser preenchido por um relacionamento perfeito.

Minha postura, enquanto analista, foi a de não ocupar o lugar do que falta. Eu não a corrigi, nem ofereci respostas prontas. Ao contrário, sustentei o silêncio, para que ela mesma pudesse escutar o que dizia.

Com o tempo, Sofia começou a perceber que o vazio que sentia não vinha da ausência de um companheiro, mas de algo mais antigo, ligado às suas primeiras experiências de amor e perda.

Em um momento de virada, ela me disse:

> “Acho que sempre esperei que alguém me salvasse de mim mesma.”

Foi aí que trabalhamos a ideia de que não há salvação externa — há elaboração. A partir desse ponto, ela começou a se movimentar em outras direções: retomou a pintura, viajou sozinha pela primeira vez e passou a buscar relações mais autênticas, não compensatórias. 

Na escuta analítica, percebo que o sujeito se transforma quando entende que o outro não está ali para suprir, mas para simbolizar. Quando o desejo encontra um novo destino, o vazio perde o peso de angústia e ganha o sentido de movimento.


4. A Falta como Caminho e Não como Doença

Muitos pacientes chegam à clínica pedindo para se “curar da falta”. Mas a falta não se cura — ela se reconhece, se habita, se trabalha. A análise não tem como objetivo preencher o sujeito, mas ajudá-lo a suportar o vazio e transformar o desejo em direção de vida.

Freud já dizia que o homem civilizado sofre justamente por tentar negar o que lhe é estrutural: a impossibilidade de ser completo. E é nesse ponto que se revela o paradoxo humano — sofremos com a falta, mas sem ela, não viveríamos. Quando escrevi que “nascemos inteiros”, quis afirmar que somos inteiros inclusive com a falta.

Ser inteiro não é ser completo — é reconhecer que a incompletude é constitutiva e que é ela que nos move.


5. Considerações Finais

O desejo é o movimento da vida. Ele nasce da falta, cresce no encontro e se sustenta no reconhecimento de que ninguém pode ser tudo para o outro. Na clínica e na existência, compreendo que amadurecer é aceitar esse destino simbólico: o de viver desejando, e desejar vivendo.


Referências Bibliográficas

FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. ESB, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

NASIO, Juan-David. O Prazer de Ler Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

WINNICOTT, D. W. A Natureza Humana. Porto Alegre: Artmed, 1990.

BION, W. R. Aprender com a Experiência. Rio de Janeiro: Imago, 1991.


Sobre o Autor

Elielberth Falcão é psicanalista didata, escritor e professor de Psicanálise.

Acadêmico em Psicologia pela Universidade Unigranrio, é autor dos livros:  "Psicanálise, Religião e Outros Trabalhos" e "Narcisismo num Compêndio Clínico", ambos publicados pela Editora Santorini.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A mulher não existe” O que Lacan realmente quis dizer?

A Água e o Copo: Uma Leitura Psicanalítica da Adaptação e da Continência

O EU É UM OUTRO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO E O INCONSCIENTE EM LACAN