O Ressentimento como Sintoma Narcísico: Entre a Inércia e a Ilusão Moral
O Ressentimento como Sintoma Narcísico: Entre a Inércia e a Ilusão Moral
Por: Elielberth Falcão
Há um traço silencioso que atravessa o sujeito contemporâneo: o ressentimento. Nietzsche o percebeu como o veneno dos que não suportam ver, no outro, a coragem que lhes falta. Mas na clínica, esse fenômeno se apresenta de modo ainda mais sutil: como a defesa narcísica do eu diante da dor de sua própria impotência.
O ressentido não se reconhece como tal. Ele se protege sob camadas de discurso moral, sob o disfarce do “cuidado”, da “prudência”, da “neutralidade”. Mas o que o move é uma fixação inconsciente no ideal frustrado — uma ferida narcísica mal elaborada que o impede de simbolizar a perda e o faz reagir contra quem realiza o que ele mesmo não conseguiu fazer.
1. A dinâmica psíquica do ressentimento
Exegese clínica:
O ressentimento é uma forma de recalque ativo. Nele, o sujeito não reprime apenas o desejo — ele o devolve invertido. A energia libidinal que deveria ser investida na criação, na produção, no agir, é desviada para a crítica, a ironia, o comentário. É a pulsão de vida (Eros) convertida em pulsão de morte (Thanatos) pela via da paralisia simbólica.
No fundo, o ressentido não inveja o outro; ele o necessita. O outro é o espelho no qual projeta a imagem ideal de si mesmo, e, ao mesmo tempo, o inimigo que denuncia sua falência narcísica. Como não suporta o reflexo, ele destrói o espelho. O ataque, nesse sentido, é um pedido de socorro travestido de moralidade.
Aplicação clínica:
Em análise, esse movimento se revela nas resistências. O paciente ressentido tende a transferir sua impotência para o analista — ora idealizando-o, ora tentando reduzi-lo. Toda interpretação que toca o ponto de sua paralisia é sentida como invasão. Sua defesa é o discurso moralizante: “não é o momento”, “não quero julgar”, “é melhor deixar como está”. São formas simbólicas de dizer: “não posso mover-me sem que minha imagem desmorone”.
2. O ressentimento e o narcisismo moral
Em Narcisismo num Compêndio Clínico, propus que o narcisismo funcional é o eixo de sustentação do sujeito que cria e age. Mas o narcisismo disfuncional, quando ferido, adoece em ressentimento. Ele se disfarça de ética para esconder sua covardia afetiva.
Nietzsche chamava isso de “transvaloração dos valores”: o fraco eleva sua fraqueza à categoria de virtude. A psicanálise traduz esse processo como uma operação defensiva — uma racionalização moral do próprio desamparo. O sujeito, incapaz de lidar com sua insuficiência, converte-a em bandeira ideológica. Cria inimigos imaginários para sustentar a ilusão de estar “do lado certo”.
Exemplo clínico:
Na prática analítica, vemos isso quando alguém transforma a inveja em “preocupação”, o medo em “sabedoria” e o desinteresse em “equilíbrio”. São máscaras do eu ideal que protegem o sujeito da angústia de reconhecer sua própria estagnação.
Mas o preço dessa blindagem é alto: ele se desconecta da experiência viva do desejo.
3. O ressentimento social e a apatia coletiva
O ressentimento não é apenas um fenômeno intrapsíquico; é também cultural. As redes sociais se tornaram o palco privilegiado para essa dramaturgia narcísica. Nelas, o sujeito ressentido encontra um espaço simbólico para transformar sua passividade em discurso. Ele não age — comenta. Não propõe — ironiza. Não constrói — reage.
Esse comportamento, amplificado pelo meio digital, revela a fragilidade de uma cultura que substituiu o fazer pelo falar sobre o fazer. A palavra, esvaziada de ação, vira ruído moral. É a cultura do supereu coletivo, onde todos vigiam todos e ninguém se responsabiliza por si.
4. A cura possível: agir como gesto simbólico
A saída para o ressentimento não é o silêncio, mas o gesto. Agir, ainda que minimamente, é restituir o valor simbólico do desejo. É transformar o olhar sobre o outro em movimento em direção a si mesmo.
Na clínica, a cura se inicia quando o sujeito aceita o espelho. Quando, em vez de projetar sua dor, decide escutá-la. Quando reconhece que o incômodo diante da coragem alheia é apenas a lembrança da própria inércia.
A psicanálise, nesse sentido, não propõe moral, mas movimento. Pois toda ação — por menor que pareça — é uma ruptura com o ciclo da apatia. E cada vez que alguém se move, o inconsciente se expande.
Conclusão
Vivemos tempos em que a passividade se traveste de maturidade e a compaixão se torna ato de rebeldia. O ressentimento, travestido de prudência, é apenas o medo de desejar. E o maior desafio do sujeito moderno talvez seja esse: suportar o espelho e, ainda assim, continuar criando.
Referências Bibliográficas
FALCÃO, Elielberth. Psicanálise, Religião e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Editora Santorini, 2022.
FALCÃO, Elielberth. Narcisismo num Compêndio Clínico. Rio de Janeiro: Editora Santorini, 2025, Editora Santorini
FREUD, Sigmund. O Eu e o Isso (1923). In: Obras Completas, vol. XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização (1930). In: Obras Completas, vol. XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921). In: Obras Completas, vol. XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KLEIN, Melanie. Inveja e Gratidão e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
BION, W. R. Experiências com Grupos. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
Comentários
Postar um comentário