O Objeto Que Não Há na Psicanálise Lacaniana

 


O Objeto Que Não Há na Psicanálise Lacaniana

Na psicanálise lacaniana, muito se fala sobre o objeto a, também chamado de objeto causa do desejo. Trata-se de um conceito central e, ao mesmo tempo, enigmático: é o objeto que não há.
Mas o que isso significa de forma prática e clínica?

Desejar é sempre desejar o que falta

Para Jacques Lacan, o ser humano é marcado por uma falta estrutural. Quando entramos na linguagem — isto é, quando passamos a nos constituir como sujeitos simbólicos — perdemos algo da nossa experiência de completude. Essa perda inaugura o campo do desejo.

O objeto a representa exatamente essa falta. Ele não é um objeto real, como uma pessoa, um bem ou uma experiência concreta. Ele é um lugar vazio, uma fenda simbólica, aquilo que o sujeito imagina que, se possuísse, o tornaria completo.
Por isso, Lacan diz que “não há objeto” (il n’y a pas d’objet a) — pois o que move o desejo não é um objeto que existe, mas a falta de algo que nunca existiu.


Um exemplo clínico

Durante a análise, uma mulher repete a frase:

“Se meu pai tivesse me amado, eu seria feliz.”

Ela organiza sua vida em torno dessa crença: se tivesse recebido o amor pleno e incondicional do pai, hoje seria uma pessoa realizada. Essa falta torna-se o centro de sua história e, ao mesmo tempo, o motor de seu sofrimento.

Com o tempo, a escuta analítica revela que não é o pai real que falta, mas a fantasia de um amor absoluto, impossível e idealizado. Esse amor perfeito nunca existiu — é o “objeto que não há”.

Quando a paciente começa a perceber isso, ela deixa de buscar fora — em parceiros, amigos, filhos ou conquistas — aquilo que acredita que poderia completá-la. A partir daí, algo muda: o desejo passa a se reorganizar, e ela pode viver com menos exigência de completude e mais liberdade subjetiva.


A lógica do impossível e a sustentação do desejo

O “objeto que não há” não é um engano; é a estrutura mesma do desejo humano.
O sujeito deseja porque lhe falta algo — e é essa falta que o mantém em movimento.
Se o objeto realmente existisse e fosse encontrado, o desejo cessaria, e o sujeito perderia a própria vitalidade psíquica.

Por isso, na clínica, o trabalho do analista não é oferecer o objeto, nem suprir o vazio, mas ajudar o sujeito a sustentar sua falta de modo mais simbólico e menos doloroso.
A análise não promete completude; ela reconcilia o sujeito com o que falta.


Entre o impossível e o possível

Lacan chega a dizer que “não há relação sexual” — isto é, não há complementaridade perfeita entre os sujeitos, pois cada um carrega uma falta própria.
Essa constatação não é pessimista, mas libertadora: ela mostra que a incompletude é a condição do desejo e que o encontro humano é sempre uma tentativa bela, mas parcial, de lidar com o impossível.

Viver, então, é aprender a habitar o vazio sem se perder nele.
E a psicanálise, nesse ponto, é um convite ético: não buscar o que não há, mas encontrar sentido no que falta.


Referências bibliográficas

  • LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

  • LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 10: A Angústia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

  • FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

  • NASIO, Juan-David. Os Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

  • MILLER, Jacques-Alain. Introdução à Leitura de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.


Sobre o autor

Elielberth Falcão é psicanalista didata, professor e escritor. Formado em Psicanálise Clínica pelo IBPC (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica), é membro da ABP (Associação Brasileira de Psicanálise) e professor de Psicanálise Contemporânea. Autor dos livros Psicanálise, Religião e Outros Trabalhos e Narcisismo num Compêndio Clínico, publicados pela Editora Santorini. Atualmente, é estudante de Psicologia pela Universidade Unigranrio e leciona temas ligados à teoria e à prática psicanalítica em diversas instituições no Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A mulher não existe” O que Lacan realmente quis dizer?

A Água e o Copo: Uma Leitura Psicanalítica da Adaptação e da Continência

O EU É UM OUTRO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO E O INCONSCIENTE EM LACAN