A Arte como Comunicação e Esconderijo: Freud, Lacan e Winnicott em Perspectiva Psicanalítica

 


A Arte como Comunicação e Esconderijo: Freud, Lacan e Winnicott em Perspectiva Psicanalítica

Introdução

A produção artística ocupa um lugar singular na experiência humana. Ao mesmo tempo em que é expressão subjetiva, ela se constitui como um modo de ocultamento. O artista deseja se comunicar, mas também se esconder em sua obra. Essa tensão dialética, entre revelar e velar, é uma marca essencial da criação. Em psicanálise, autores como Freud, Lacan e Winnicott abordaram, cada um a seu modo, essa dinâmica presente no ato criativo.

Freud: A Arte como Confissão Velada

Exegese teórica: Em O Escritor Criativo e o Devaneio (1908), Freud afirma que o artista transforma suas fantasias inconscientes em forma estética. Ao fazer isso, oferece ao público um conteúdo que toca seus próprios desejos, mas o faz de modo disfarçado, protegendo-se de críticas ou de uma exposição direta de sua vida psíquica. A obra é, portanto, uma confissão protegida pelo símbolo.

Exemplo clínico: Em análise, um paciente relatava não conseguir escrever poesias quando estava emocionalmente “equilibrado”. Suas produções vinham à tona nos momentos de maior angústia, mas sempre recobertas de metáforas. Ao interpretar seus poemas, percebeu-se que estes continham conteúdos infantis recalcados, expressos de forma estética. Assim como no processo artístico, o paciente comunicava-se, mas sob o manto do disfarce.

Lacan: O Simbólico que Mostra ao Esconder

Exegese teórica: Lacan, ao afirmar que “o inconsciente é estruturado como uma linguagem”, oferece outra chave para pensar a arte. A obra artística funciona como um discurso, mas não se reduz à comunicação direta. Sempre há um resto, um “não-dito” que escapa e que sustenta a criação. Nesse sentido, o artista deixa-se entrever na obra, mas também se resguarda em sua opacidade.

Exemplo clínico: Uma analisanda relatava sua paixão por pintura abstrata. Dizia gostar do fato de que “ninguém entende exatamente o que quis dizer”. Sua produção revelava intensos conflitos familiares, mas de forma não representacional. As cores fortes e os traços disformes comunicavam algo de sua dor, mas ao mesmo tempo impediam uma leitura direta. A arte, nesse caso, funcionava como linguagem que fala justamente ao esconder.

Winnicott: A Criação como Espaço Potencial

Exegese teórica: Winnicott vê a criatividade como fruto da área transicional, esse espaço intermediário entre a realidade interna e externa. A arte surge, então, como lugar onde o sujeito pode existir de maneira autêntica, sem a necessidade de exposição total. Ela protege e possibilita o contato. O artista se revela sem se desnudar por completo, encontrando no objeto artístico um meio de sobrevivência psíquica.

Exemplo clínico: Em consultório, um adolescente em análise usava a música como modo de lidar com a angústia de separação dos pais. Suas composições falavam de abandono, mas em forma poética. O espaço musical funcionava como área potencial, que permitia o enfrentamento de sentimentos intensos, sem que ele precisasse enunciar diretamente seu sofrimento.

Conclusão

Entre comunicação e esconderijo, a arte se constitui como um espaço psíquico privilegiado. Para Freud, é a confissão disfarçada; para Lacan, o discurso que mostra ao ocultar; para Winnicott, a área potencial de sobrevivência subjetiva. Em todos os casos, a obra artística é ponte entre o íntimo e o social, permitindo que o artista se exponha sem se desnudar. Essa ambiguidade é, talvez, a força vital da arte.


Referências Bibliográficas

  • FREUD, S. Escritores criativos e devaneios (1908). In: Obras Completas, v. 9. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

  • LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

  • LACAN, J. O Seminário, Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

  • WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

  • WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Porto Alegre: Artmed, 1990.


Sobre o autor

Elielberth Falcão é psicanalista didata, professor de Psicanálise e escritor. Autor dos livros Psicanálise, Religião e Outros Trabalhos e Narcisismo num Compêndio Clínico pela Editora Santorini, é acadêmico em Psicologia pela Universidade UNIGRANRIO-Afya.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“A mulher não existe” O que Lacan realmente quis dizer?

A Água e o Copo: Uma Leitura Psicanalítica da Adaptação e da Continência

O EU É UM OUTRO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SUJEITO E O INCONSCIENTE EM LACAN