O Impacto do Belo: Quando o Trauma Não Vem do Horror, Mas do Excesso
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Impacto do Belo: Quando o Trauma Não Vem do Horror, Mas do Excesso
Por Elielberth Falcão
Introdução
Na clínica psicanalítica, é comum associarmos o trauma a acontecimentos negativos — perdas, abusos, violências ou humilhações. Contudo, há uma dimensão menos debatida, mas profundamente real: o trauma causado por algo “bom demais”. Uma experiência intensa de alegria, reconhecimento ou realização pode, em certas condições, romper com a estrutura psíquica do sujeito e instaurar sofrimento. Este artigo propõe uma reflexão sobre o trauma enquanto excesso — não apenas de dor, mas também de prazer — e o papel da escuta analítica diante dessas manifestações.
1. Trauma como excesso: da falta ao transbordamento
Freud, em Além do Princípio do Prazer (1920), amplia a concepção de trauma ao relacioná-lo com a falha do aparelho psíquico em integrar um acontecimento que ultrapassa sua capacidade de elaboração. O trauma, assim, não é o evento em si, mas o modo como ele é registrado — ou falha em ser registrado — no psiquismo.
Em consonância, Wilfred Bion propõe que a experiência traumática ocorre quando os elementos brutos da experiência (β-elementos) não encontram um continente simbólico para serem metabolizados. Um “acontecimento bom” pode se tornar traumático se vivenciado como excesso, invadindo o sujeito com algo que ele não pode processar.
2. Quando o 'bom' se torna traumático
Experiências de felicidade extrema, sucesso repentino, amor idealizado ou reconhecimento inesperado podem atuar como gatilhos traumáticos. Isso ocorre, especialmente, em três situações:
-
Idealização narcísica intensa: o sujeito, ao ser excessivamente elogiado ou amado, entra em conflito com sua autoimagem real. A discrepância gera angústia e sensação de impostura.
-
Quebra de defesas psíquicas: o “bom demais” desarma defesas construídas em torno da dor, expondo feridas que estavam silenciadas.
-
Reativação de cenas primitivas: experiências atuais de prazer podem reatualizar vivências precoces de exclusão, abandono ou culpa inconsciente, criando um curto-circuito psíquico.
3. Exemplo clínico (caso ficcionalizado)
Paciente M., 34 anos, procurou análise após o nascimento do primeiro filho. Descrevia a experiência como “perfeita”, mas começou a apresentar crises de ansiedade, sensação de sufocamento e medo da morte. No percurso analítico, emergiram lembranças de uma infância marcada por abandono materno. O filho representava o amor que ela jamais teve. A vivência do ‘ideal’ entrou em choque com seu núcleo narcísico ferido. A maternidade, que deveria ser celebração, tornou-se um trauma — não pela dor, mas pelo excesso de significação.
4. Atuação do psicanalista
Frente a esses casos, o papel do analista exige sensibilidade e suspensão de julgamentos:
-
Validar o sofrimento não óbvio: reconhecer que o sofrimento pode emergir de vivências alegres, sem banalizá-las.
-
Sustentar a escuta do paradoxo: acolher a ambivalência entre prazer e angústia.
-
Facilitar a simbolização do excesso: ajudar o sujeito a metabolizar o que antes não podia ser representado.
O analista não deve responder com interpretações precipitadas, mas sim com uma presença continente, permitindo que o indizível encontre palavras.
5. Conclusão
O trauma não se define apenas pelo horror, mas também pelo colapso diante de um real que excede a capacidade de simbolização. Experiências “boas demais” podem produzir efeitos traumáticos quando confrontam o sujeito com partes de si ainda não integradas. O trabalho analítico, portanto, é o de escutar tanto o grito quanto o suspiro — tanto o que fere quanto o que brilha, pois em ambos há risco e revelação.
Referências Bibliográficas
-
BION, W. R. Aprender com a Experiência. Imago, 1991.
-
BIRMAN, J. Mal-estar na Atualidade: A Psicanálise e as Novas Formas de Subjetivação. Civilização Brasileira, 2000.
-
FREUD, S. Além do Princípio do Prazer (1920). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XVIII. Imago, 1974.
-
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise. Martins Fontes, 2001.
-
MILLER, J.-A. O Trauma e o Inconsciente Real. In: Opção Lacaniana online, n. 54, 2008.
-
WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Imago, 1975.
Sobre o autor
Elielberth Falcão é psicanalista clínico didata, professor de Psicanálise e pesquisador, com sólida atuação em clínica individual e institucional. É autor do livro Narcisismo num Compêndio Clínico — Uma Abordagem em torno do TPN, publicado pela Editora Santorini. Também é autor de Psicanálise, Religião e Outros Trabalhos pela mesma Editora.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário